sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PROF. PADILHA FAZ PALESTRA POR TODO ESTADO DE MATO GROSSO - SINOP-MT


O Grão Mestre Ir:. José Ferreira Leite, discursa apresentando-nos como palestrantes da noite, Prof.Padilha e a Cunhada Ana Rosa, que trataram dos temas: Por que as pessoas usam Drogas e O papel e objetivos do CVV - Centro de Valorização da vida, respectivamente.


As cunhadas de Sinop-Mt receberam-nos com muito carinho e distinção, peculiar ao grande povo do Norte do Estado de Mato Grosso

Alguns pontos abordados pelo Prof. Padilha durante a sua fala:

" Toxicomania é um estado de intoxicação periódica ou crônica, prejudicial ao indivíduo e à sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, em que há um invencível desejo ou necessidade de consumi-la.

Droga é qualquer substância que, quando introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções.

As drogas agem no organismo humano principalmente no sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro e pela medula espinhal, que é a mais nobre matéria de todo universo, responsável pelo comportamento de todos seres humanos deste planeta.

Os tóxicos, agindo no sistema nervoso central, vão produzir olhos brilhantes, palavras fáceis, excesso de movimentação, falta de autocrítica, desinibição, euforia e sensação de bem-estar físico.

A fuga da realidade vai provocar uma momentânea sensação de bem-estar que, posteriormente, trará conseqüências de extrema gravidade.

Atuando sobre o cérebro, as drogas provocam alteração do funcionamento de todo organismo, o cérebro ordena um funcionamento mais acelerado dos aparelhos respiratórios e circulatório, provocando uma sobrecarga nos pulmões e no coração.

O toxicômano é um doente que acha careta quem não participa das suas extravagâncias.

No seu estado normal o viciado é doente, e quando faz uso do tóxico, sua situação se agrava.

Em termos globais, a vida se reduz em pelo menos, 2/3, e mesmo o uso moderado provoca a redução da vida. Assim temos: uma pessoa que normalmente viveria 60 anos, usando drogas viverá apenas 40 anos. Se teria 50 anos de vida, usando drogas, reduz para 30 anos de vida; Se fosse viver 40 anos, ao usar drogas, morreria aos 26 anos de idade.

A toxicomania geralmente é uma conseqüência de um desequilíbrio mental, que vai desde uma tensão ou angústia gerada de uma neurose, até um desvio de personalidade mais acentuado.

O viciado é uma pessoa que, em última análise, tem um enredo de vida, que busca sua autodestruição de forma inconsciente e, por isso, é um doente, pois quer destruir os maiores bens que o ser humano possui: a vida e a liberdade.

Como começa essa doença?
O experimentador curioso, levado pelos amigos acaba tornando-se dependente da droga, nasce a compulsão(desejo irrefreável) instalando-se as dependências física e psíquica. Agora, aquele usuário eventual é um dependente crônico.

A saída desse buraco é muito difícil! Quantos morrem todos os dias?"

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial